quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Santo Antônio participa da grande Feira de Artesanato


Fotos: Alguns dos produtos feito por artesão de Santo Antonio

O municipio de Santo Antônio através do artesanato irá participar da oficina da Feira de Artesanato, dentro da programação do festival Agosto da Alegria, que ocorre durante todo este mês na capital potiguar. A feira será realizada de 31 de agosto a 4 de setembro na praça André de Albuquerque, no centro da cidade, e estará aberta ao público das 15h às 23h. Na ocaisão os artesão Marcos Paiva e Margarida irão apresentar a fibra de sisal com ponto de renda irlandesa, do município de Santo Antônio. A prefeitura de Santo Antonio, através da secretaria de Assistência Social está dando total apoio aos artesãos.

A Feira, denominada "Um estado pelas mãos do seu povo", terá formato de cidadela. Artistas plásticos já estão elaborando a cidade cenográfica. Um espaço dividido em 90 estandes abrigará o melhor do artesanato tradicional do Rio Grande do Norte.

Os mestres artesãos ganharam um lugar chamado "Salão dos mestres" e ali serão homenageados. No "Espaço vivência", alguns artesãos vão, não apenas mostrar como produz sua arte, mas também ensinar a técnica para interessados. A Feira do Artesanato Potiguar contará ainda com um coreto com atrações folclóricas e no Palácio Potengi serão realizados desfiles de moda com criações inspiradas no artesanato da terra.

O Sebrae-RN será parceiro da Sethas dentro da Feira de Artesanato. A empresa oferecerá oficinas de artesanato em oito tipologias: fibra de sisal com ponto de renda irlandesa, do município de Santo Antônio; fibra de sisal com o ponto fechado, do município de Nova Cruz; renda frifrolitê, da cidade de Passa e Fica; fibra do junco, de Maxaranguape; palha de carnaúba, de Brejinho; fibra do coqueiro, de Vera Cruz; crochê, da comunidade Samanaú, em Caicó, e bordado rústico, do município de Serrinha. Todas as peças serão comercializadas no local.

No mais, o visitante terá um grande espaço onde poderá apreciar e adquirir o que há de mais caprichado em trabalhos de bordado, renda de bilro, cerâmica, sisal, palha e esculturas em madeira e pedra sabão. "O artesanato potiguar é uma fonte de geração de renda para muitas famílias no interior do Estado, em razão disso, tivemos todo o interesse em apoiar este evento que será uma grande vitrine para a cultura popular", disse o secretário de estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa.

Mais de 6 mil artesãos potiguares estarão representados por meio de associações ou cooperativas nas quais estão credenciados na grande Feira do Artesanato Potiguar promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas. O evento Agosto da Alegria é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto-FJA, com a integração de outras secretarias.