sexta-feira, 9 de março de 2012

Festa do Boi do Rio Grande do Norte 2012 em risco



Caso os Estados de Pernambuco, Ceará e Alagoas alcancem até o mês de setembro o estatus de área livre com vacinação da febre aftosa, e o Rio Grande do Norte se mantenha na mesma classificação em que se encontra hoje, de área de risco médio, dificilmente será realizada a Festa do Boi 2012.

Dos cinco mil animais que participaram da exposição no ano passado, trinta por cento pertenciam a esses Estados. Com a provável mudança dos estatus, fica dispendioso para os criadores trazerem seus animais para o RN, uma vez que para retornarem para seus estados de origem os animais necessitam passar por um período de quarentena de, no mínimo, trinta dias, o que se torna inviável financeiramente.

Nessas condições, os criadores do Estado também não possuem interesse em tratar de seus animais para participarem da exposição pelo alto custo que teriam sem retorno financeiro, considerando que os compradores de outros estados não poderão levar para o destino os animais adquiridos no nosso Estado, sem antes fazerem a quarentena.

O governo do Estado do Rio Grande do Norte precisa ter mais interesse com a classe ruralista do Estado para que o setor não venha a sofrer esse desgaste, o que seria péssimo para quem produz animais de alta genética, o que é o forte da pecuária do Rio Grande do Norte.

(Por:Marcelo Abdon)