sexta-feira, 27 de setembro de 2013

No encontro do PSD, Carlos Eduardo confirmou apoio a Robinson Faria, em 2014.



Diversas lideranças políticas do Rio Grande do Norte participaram, nesta sexta-feira (27), do evento de filiação do Partido Social Democrático (PSD).

Presidido pelo Vice-governador, Robinson Faria (PSD), o evento de filiação contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dos deputados estaduais Gesane Marinho (PSD), José Dias (PSD), do Deputado Federal, Fábio Faria (PSD), além do Vice-governador da Paraíba, Romulo Gouveia (PSD) e do Prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT).

O chefe do executivo natalense destacou a contribuição de Robinson Faria (PSD) na política do Rio Grande do Norte e declarou apoio ao projeto do PSD para as eleições 2014. "O apoio do PSD foi muito importante para a nossa vitória em 2012 e o PDT e PSD caminharão juntos para a vitória no próximo ano", afirmou Carlos Eduardo.

Em um discurso emocionado, Robinson Faria (PSD) agradeceu o apoio do prefeito Carlos Eduardo e ressaltou a importância de construir um projeto para o Estado. "O prefeito Carlos Eduardo está recuperando Natal e com o apoio dele e de todos vocês vamos retomar o desenvolvimento e a autoestima do povo do Rio Grande do Norte que está esquecido", destacou.


O foco do encontro do partido foi a filiação dos novos integrantes, incluindo o Ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014. "Represento aqui todos os novos integrantes do partido que assim como eu acreditam na proposta do PSD, um partido novo que nasce com a confiança do povo e tem grandes líderes. Vamos participar do projeto para o Rio Grande do Norte e contribuir com melhorias para todas as regiões do Estado", comentou.

O Deputado Federal, Fábio Faria (PSD), destacou o tamanho do partido no Brasil que conta com ais de 50 deputados e representatividade na Câmara Federal e no Senado. "O PSD é um partido que participa das principais decisões do governo federal e tem espaço em todos os estados do país. Hoje, completamos dois anos de partido e aqui no Rio Grande do Norte, não é diferente. Somos o terceiro maior partido do Estado com 22 prefeitos, 19 vice-prefeitos e quase 200 vereadores", ressaltou.

Os deputados estaduais, Gesane Marinho (PSD) e José Dias (PSD), também destacaram a força do partido na Assembleia Legislativa e a parceria política com o vice-governador Robinson Faria.

Os integrantes do PSD Jovem também participaram do evento de filiação. Liderados pelo presidente do PSD Jovem no Rio Grande do Norte, Tony Robson, os jovens comemoraram a parceria com Robinson Faria e o desenvolvimento do projeto de políticas públicas voltadas aos jovens.

De acordo com a organização, estavam presentes cerca de 300 pessoas entre lideranças políticas do PSD e novos filiados de todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Presidenta Dilma Roussef visita o RN nesta quarta-feira, dia 2

A Presidenta Dilma Roussef cumprirá agenda oficial na próxima quarta-feira, 2, em Natal. A informação está sendo confirmada nos perfis das redes sociais da deputada federal Fátima Bezerra e do vereador Hugo Manso.

Dilma vem ao Rio Grande do Norte para inaugurar três unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) que estão sendo instalado nos municípios de Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama.
O local da solenidade ainda não foi confirmado pelos representantes da visita da presidenta a capital potiguar.
Pode ocorrer no IFRN em Natal ou Ceará-Mirim. Ainda nesta solenidade, Dilma Roussef vai entregar os diplomas de quatro mil formandos do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

PSD promove hoje filiação de novos integrantes


Vacina brasileira contra dengue começa a ser testada em outubro


Nos EUA, vacina foi capaz de fazer com que as pessoas produzissem anticorpos contras os quatro vírus da dengueOs testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue estão marcados para outubro e tem á frente o Instituto Butantan, a Universidade de São Paulo (USP) e o Ministério da Saúde. A vacina está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo. Nenhum outro país tem uma vacina como essa.
A  vacina começou a ser desenvolvida em 2006, juntamente com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no país norte-americano e, posteriormente, transferidos para o Butantan, em 2010. A técnica utiliza o chamado vírus atenuado, que significa que o próprio vírus da dengue é modificado para que seja capaz de fazer com que as pessoas produzam anticorpos, mas sem desenvolver a doença.

Deputado Fábio Faria cobra do governo federal as ações de combate ao crack


O Brasil é o maior mercado consumidor de crack no mundo e já ocupa a segunda colocação no ranking de consumo de cocaína. Esses dados, constatados pela Universidade de São Paulo, foram recentemente confirmados pela Fundação Oswaldo Cruz. A pesquisa, divulgada na semana passada, revela que há, no Brasil, 370 mil usuários regulares de crack. Desse total, a maior parte, cerca de 148 mil consumidores, está na região Nordeste.
A disseminação do crack, que se caracteriza por ser uma droga barata, de fácil acesso e com poder de destruição moral e físico impressionantes, foi tema do discurso feito pelo segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados. Fábio Faria (PSD/RN) que, desde 2009 preside a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, cobrou do governo federal o investimento prometido no lançamento do programa “Crack, é possível vencer”.
“Essas pesquisas alertam para o caminho perigoso que estamos seguindo. Enquanto no resto do mundo o consumo cai, no Brasil só constatamos o aumento no número de usuários de drogas. O governo federal anunciou investimentos de mais de 4 bilhões de reais para garantir uma rede de assistência capaz de atender viciados em crack, mas depois do lançamento quase nada foi feito”, alertou o parlamentar. O programa “Crack é preciso vencer” previa ações de 2012 a 2014, mas até agora, apenas um terço do total anunciado foi investido.
Fábio Faria usou como exemplo a parceria que deveria ser firmada entre o governo federal e comunidades terapêuticas, mantidas por instituições sem fins lucrativos, como igrejas e associações. Para ampliar a rede de acolhimento, o governo federal reservou cerca de R$ 132 milhões para serem investidos em 2012, mas nada foi repassado a essas entidades a fim de subsidiar os custos com os internos. Em 2013, o quadro se repete com apenas 21% dos recursos empenhados e apenas 0,02% de fato repassados.
O deputado também lembrou que o trabalho realizado pela Frente Parlamentar e pela Comissão Especial, criada para estudar esse tema, constatou que o combate efetivo as drogas depende de uma ação integrada que vá da repressão ao atendimento e reinserção social do dependente químico. O trabalho ainda revelou que o Brasil não tinha política, nem projeto para combater o avanço das drogas. Fábio Faria reforçou que o programa “Crack, é Preciso Vencer” é uma importante iniciativa e não pode cair em descrédito.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Hoje teve desfile do PROERD na terra da Onça



Foi realizado na tarde de hoje, 24 de setembro,  o Desfile do PROERD pelas ruas da cidade de Santo Antonio-RN. Esse programa é realizado nas escolas do nosso município.

Os alunos de varias Escolas de nossa cidade participaram eufóricos e percorreram as principais ruas vestindo suas fardas e orgulhosos em participar do programa em suas escolas.







O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1989. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Justiça determina que grevistas da segurança fiquem longe do Centro Administrativo

Desembargador Cláudio Santos estabeleceu limites para servidores do ITEP e policiais civis.


 
As greves dos servidores do ITEP e policiais civis ganharam novos contornos, nesta segunda-feira (23). As categorias, que mais uma vez foram para a Governadoria tentar diálogo com a governadora Rosalba Ciralini, receberam a notícia, durante a tarde, que o desembargador Claudio Santos determinou limites para as movimentações dos grevistas.
O desembargador acatou pedido formulado pelo Estado do Rio Grande do Norte e determinou que diretores e sindicalizados do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado do RN (Sinpol-RN) deverão manter uma distância mínima de 200 metros do Centro Administrativo, delegacias de plantão, Degepol e ITEP.
Além disso, Cláudio Santos estabeleceu que os grevistas não podem criar qualquer obstáculo, dificuldades ou embaraços ao acesso de quaisquer pessoas, cidadãos ou mesmo servidores públicos a esses órgãos, sob pena de multa ao Sindicato, no valor de R$ 50 mil por cada obstáculo ou embaraço criado.
A medida é uma das várias determinadas pelo magistrado, após petição do procurador geral do Estado. De acordo com a decisão, os grevistas têm “perturbado ou obstado o normal funcionamento de algumas repartições públicas, bem como o funcionamento do serviço de remoção de cadáveres”, fazendo-se necessária “a adoção de medidas mais eficazes para compelir o Sindicato recalcitrante a obedecer a ordem jurídica posta”.
Em sua petição, o Estado alega que o Sinpol-RN não cumpriu e tem manifestado que não cumprirá decisão judicial que determinou a garantia de um efetivo mínimo de 70% de agentes, escrivães e funcionários do Itep, durante o período de paralisação da categoria, iniciado em 6 de agosto. “Esse gesto irresponsável, de prepotência, além de caracterizar crime de desobediência à decisão judicial (…) representa graves sinais premonitórios de que há um solene desprezo, pelo Sindicato, ao Poder Judiciário e à democracia”, assinala o procurador geral do Estado, Miguel Josino.
Medidas
Além da restrição sobre a distância mínima a ser observada pelo Sinpol, o desembargador Cláudio Santos determinou - sob alegação de que os policiais civis andam armados e de que os dirigentes sindicais querem o confronto - a proibição de qualquer manifestação armada, sob pena de multa de R$ 50 mil ao Sindicato, e proibiu que os servidores do ITEP deixem de recolher os cadáveres, sob pena de multa de igual valor.

Claudio Santos aplicou ainda uma multa pessoal a todos os diretores do Sinpol-RN, no valor de R$ 5 mil por dia de descumprimento, até o limite de R$ 50 mil, enquanto perdurar a greve. Além disso, por medida de cautela, autorizou “a retenção da contribuição sindical descontada de cada servidor contribuinte, viabilizando o adimplemento da execução da decisão judicial”.
Finalmente, o membro da Corte de Justiça assinala que “embora pareça desnecessário, considerando a deliberada e consciente desobediência pública às ordens judiciais, ratifico o chamamento à sensatez a todos os funcionários e policiais em greve, para que atendam imediatamente ao Estado-juiz, ora representado na autoridade deste Desembargador, subscritor da presente Decisão, inclusive em respeito ao Estado Democrático de Direito, alertando-os das graves e inevitáveis consequências que poderão advir do comportamento assumido até presente, haja vista a supremacia do interesse público da população à segurança pública, e, mais ainda, por parte de servidores que encarnam tão honrosa função pública”.


*Com informações do TJRN

Travesti do RN ganha prêmio nacional por ações de Saúde desenvolvidas no Estado


travestiNo próximo sábado (28), o Movimento de Travestis e Transexuais do RN, através da ONG Atrevida, será homenageado na 12ª edição do Prêmio Dr. Eduardo Barbosa, no Teatro Alberto Martins, na Bahia, pela articulação que realiza no Estado e nacionalmente para uma maior participação e políticas para travestis vivendo com HIV e AIDS. Realizado pelo Grupo Gay de Camaçari (GGC), a premiação tem o objetivo de reconhecer o trabalho de pessoas e atuação de órgãos públicos e entidades da sociedade civil no combate às expressões da homofobia, promoção da saúde e criação de climas favoráveis de paz para LGBT da Bahia e do Brasil.
No RN, a indicação do prêmio foi para a travesti Jaqueline Brasil, em função da sua atuação frente à discussão e inclusão das travestis vivendo com HIV Aids, onde diante da militância à frente da Atrevida trabalhou pela homologação do Decreto Estadual nº 22.331 de 13/09/2011, que tornou lei o direito das travestis e transexuais de serem identificadas pelo correspondente nome social em todos os atos e procedimentos realizados no âmbito do Poder Executivo Estadual.
“Desde que comecei a atuar na área de prevenção à DST Aids no RN, tivemos o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública, através do Programa Estadual DST Aids e hepatites virais, na realização de eventos regionais e nacionais, na promoção, proteção, prevenção e resgate dos Direitos Humanos das minorias, resgatando a sua dignidade, combatendo o preconceito, a discriminação e estimulando a Cidadania”, disse Jaqueline Brasil.
Jaqueline Brasil nasceu no Estado do Rio de Janeiro e desde 1993 mora em Natal, onde fundou, em 2004, o 1º Movimento de Travestis e Transexuais do RN, denominado Astra RN. Em 2008, Jaqueline Brasil criou a ONG Atrevida que vem garantindo, com o apoio da Sesap, notoriedade nos espaços políticos a nível Municipal, Estadual e Nacional e estimulando a criação de núcleos pelo estado. Atualmente, a sede do Movimento Atrevida RN, está situada na Rua Felipe Camarão, 520, apartamento 304, Cidade Alta.

Morre o jornalista Fernando Cascudo, filho de Câmara Cascudo

Faleceu, por volta das 11h desta segunda-feira (23), o jornalista Fernando Cascudo. Reputado como um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro, ele tinha 82 anos e estava internado há cerca de 60 dias no Hospital Unimed 3, na Ilha do Leite, área central do Recife, com um quadro de pneumonia, infecção urinária, anemia profunda e problema de vesícula.

Ex-diretor do Jornal do Commercio e com 42 anos dedicados à Manchete, Luiz Fernando da Câmara Cascudo, nascido no Rio Grande do Norte, estava afastado do jornalismo havia pouco mais de três anos, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) que o debilitou. Nos últimos meses, devido a uma conjunção de problemas de saúde, Cascudo foi hospitalizado. Na unidade de saúde, sofreu duas tromboses. Nesta manhã, acabou morrendo.
Deixou, no entanto, um legado extenso. Fernando Cascudo foi o primeiro diretor da sucursal da revista Manchete em Pernambuco e no Norte e Nordeste, função que ocupou nos anos 1960. Foi lá que trabalhou com nomes como Antônio Teixeira Júnior, Helena Beltrão, Frederico Vasconcelos e Ivanildo Sampaio, diretor de Redação do Jornal do Commercio. Chegou a ser diretor nacional de Projetos Especiais da Manchete. Na TV Jornal, apresentou o memorável programa de entrevistas Nordeste Confidencial, líder de audiência. Na década de 70, fundou a agência de propaganda Companhias Reunidas de Comunicação, ao lado de Théo Drummond, Antônio Santiago Lopes e Heron Domingues. Atuou ainda na rádio Tamandaré e no Diario de Pernambuco.
“Fernando Cascudo foi um dos grandes do nosso jornalismo e uma figura querida por todos. Além disso, ele também era compositor. Foi o letrista de uma música que se tornou famosa, Prece ao vento”, lembra Ivanildo Sampaio. O último trabalho dele foi ao lado do senador Armando Monteiro Neto (PTB).
Filho único de Fernando Cascudo, o publicitário Eduardo Luiz da Câmara Cascudo, 50, exalta a vasta história erguida pelo pai. “Foram 57 anos dedicados ao jornalismo. Meu pai deixou uma imensa contribuição. Passou por vários veículos de comunicação, sempre em cargos de diretoria. Agora ele descansou”, afirma. O sepultamento será realizado na tarde desta terça-feira (24), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
Fonte: Jornal do Commercio

Betinho Rosado oficializa desfiliação do DEM e vai buscar novo partido para eleições 2014


Blog do César Santos

O deputado federal Betinho Rosado acaba de oficializar o pedido de desfiliação do Democratas. Ele apresentou o documento ao Diretório Municipal do partido e comunicação a Justiça Eleitoral (33ª zona, onde vota), cumprindo, dessa forma, a palavra de que não continuaria no DEM, onde se sente discriminado.
A decisão de Betinho contraria a posição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que na semana passada negou o seu pedido de desfiliação por “justa causa”. Mesmo assim, o parlamentar garantiu que não ficaria no DEM, mesmo correndo o risco do partido pedir o mandato.
Numa entrevista à Rede Potiguar de Comunicação (RPC), Betinho chegou a afirmar que se ficasse no DEM encerraria a carreira pública, não participando, assim, das eleições do próximo ano. No entanto, o deputado vai buscar nova filiação e garante que será candidato à reeleição.
O PP e o PTB são as duas opções que Betinho, com prioridade para o primeiro. Só que o PP, hoje dirigido no RN pelo vereador natalense Rafael Motta, filho do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, é uma sigla bastante disputada o que certamente provocará dificuldades para Betinho.
No caso do PTB seria mais fácil,  já que a legenda é controlada no Estado pelo ex-deputado baiano Benito Gama, hoje ocupando uma das vice-presidências do Banco do Brasil.
Betinho Rosado, com um novo partido, poderá ter uma participação mais efetiva nas discussões da sucessão 2014, uma vez que ele já controla o PSC no RN, que é presidido pelo seu filho Betinho Segundo.

CONFRONTO
O pedido de desfiliação de Betinho é consequência do difícil relacionamento com o presidente nacional do Democratas, senador José Agripino Maia. Há meses que o deputado reclama do tratamento que vinha recebendo do líder. Inclusive, disse que nas eleições de 2010 não recebeu qualquer apoio financeiro do Democratas, acusando o partido de ter priorizado outros candidatos.
Já Agripino reagiu e afirmou que o partido pedirá o mandato na Justiça Eleitoral, sob a justificativa da infidelidade partidária.

Setor vai trabalhar para que os jogos sejam legalizados


O projeto de reforma do novo Código Penal optou pela revogação da Lei das Contravenções Penais e propõe que a exploração dos “jogos de azar e da loteria denominada Jogo do Bicho” seja transformada em crime. Entendemos que a proposta de criminalizar o jogo tem que vir junto com um marco regulatório para este setor, pois criminalização do jogo proposta não vai acabar com uma contravenção de 120 anos. Não se revoga a ‘lei da oferta e da procura’ com decreto (veja a Lei Seca e o Jogo do Bicho). Os 20 milhões de apostadores diários do jogo do bicho vão continuar jogando. Além disso, onde vamos enfiar 500 mil apontadores do jogo do bicho espalhados pelo país. O sistema carcerário brasileiro não tem cadeia para este contingente. Ou seja, ou vão inflacionar a propina ou será mais uma lei que não vai pegar.
Emenda de senador sugere a legalização
O senador Tomás Correia (PMDB-RO) apresentou em outubro do ano passado, 26 emendas ao projeto do Código Penal (PLS 236/2012), sendo que uma delas sugere a legalização e não a criminalização dos jogos de azar.
Tomás Correia pretende retirar do texto o dispositivo que torna crime a exploração de jogos de azar, a exemplo o jogo do bicho, que na atual legislação é uma simples contravenção penal, com penas brandas que quase sempre não levam os praticantes à prisão. Para o senador, o mais adequado seria regulamentar totalmente os jogos, já que o próprio Estado realiza e patrocina alguns jogos de azar.
Pesquisa IBOPE
Cariocas e fluminenses deram uma demonstração da legitimidade social do Jogo do Bicho. Em junho de 1012, o IBOPE ouviu 805 pessoas e perguntou a opinião dos entrevistados. O resultado comprovou que a maioria da população do Grande Rio defende o jogo e é contra a criminalização, já que 58% dos entrevistados são contra em tornar o Jogo do Bicho crime, 33% são favoráveis e 9% não sabem/não respondem.
Pesquisa DataSenado
Para subsidiar os senadores com informações sobre a opinião da sociedade e contribuir com a discussão, o DataSenado (órgão da Secretaria de Pesquisa e Opinião) realizou em outubro de 2012 uma pesquisa nacional por telefone com 1.232 cidadãos de 119 municípios, incluindo todas as capitais. A margem de erro é de 3%.
Uma das perguntas da pesquisa foi “O jogo do bicho deve ser legalizado” e o resultado não surpreendeu: 48% concordaram com a medida, 50% discordaram e 2% não souberam/não responderam. Como a margem de erro da consulta é de 3%, podemos considerar que a população está dividida sobre o tema.
Dois aspectos desta consulta devem ser destacados e analisados. Os maiores índices de concordância com a legalização do jogo do bicho estão entre os entrevistados com mais idade, maior escolaridade e melhor renda.
Legalizar o setor
Um Grupo de Trabalho de representantes do setor está sendo formado para trabalhar pela legalização dos jogos no país. Voltaremos ao assunto!

domingo, 22 de setembro de 2013

CONFIRA O RESULTADO DA MEGA SENA 1532 DO DIA 21/09/2013

MEGA-SENA - CONFIRA AQUI O RESULTADO DA MEGA SENA 1532 DO DIA 21/09/2013

Três apostas acertam os seis números no sorteio número 1532 da Mega-Sena e dividem o prêmio, do sorteio realizado na noite deste sábado 21 de setembro, na cidade de Simão Dias (SE). Cada um dos três apostadores do sorteio desse sábado 21/09, ganhou a quantia de R$ 1.934.416,36 e dividem o prêmio que estava acumulado em R$ 5.803.249,08. Duas apostas de São Paulo (SP) e outra de Ponta Porã (PR) foram contempladas. Para próximo sorteio que acontece nessa quarta-feira (25), o prêmio estimado é de R$ 2,5 milhões. Segundo a Caixa a arrecadação desse sorteio da Mega-Sena 1532 foi de R$ 30.240.050,00.

As dezenas sorteadas dessa Mega-Sena 1532 de sábado 21/09/2013 foram:
02 – 11 – 23 – 31 – 42 – 44
91 apostadores acertaram a quina e ganharam R$ 19.455,14 cada um. Outras 5.676 apostas acertaram a quadra e ganham R$ 445,58 cada.
Os sorteios da Mega-Sena são realizados toda quarta-feira e sábado e as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer uma das 11,9 mil unidades lotéricas do País e a aposta mínima custa R$ 2,00.
Por William Camargo/Folha Paulistana, com informações da Caixa.

Cinco coisas que você deve saber sobre a primavera que começa hoje

Próxima estação chega com características mais amenas, típicas de um período de transição

Cinco coisas que você deve saber sobre a primavera que começa neste domingo Mauro Vieira/Agencia RBS

Confira algumas curiosidades sobre a estação que se inicia.
1 - MAIS QUENTE 
Outubro deve ter temperaturas mínimas acima do normal.
 
2 - CUIDADO COM ALERGIAS
As crises de alergias respiratórias tendem a se tornar mais frequentes, devido à polinização das árvores e às oscilações de temperatura. Algumas dicas para amenizar o desconforto:
– Lave edredons e cobertores.
– Evite tapetes em casa.
– Limpe o chão e os móveis com pano úmido ou vaporizadores.
– Não coloque plantas naturais nos quartos.
– Use óculos escuros.

3 - EFEITO CEBOLA
Preste atenção à previsão do tempo. A primavera é uma estação de transição, acumulando características do inverno e do verão. Para não ser surpreendido, vale se preparar para o “efeito cebola”, referência comum entre os médicos: vista-se de forma a poder retirar casacos e blusas mais pesados conforme a temperatura vai se elevando ao longo do dia.

4 - ALIMENTAÇÃO LEVE
A nutricionista Lenice Zarth Carvalho sugere algumas adaptações para o cardápio:
– Opte por alimentos crus, com mais vitaminas.
– Beba um litro e meio de água (seis copos) por dia. Para quem pratica atividade física, a quantidade deve ser maior.
– Troque pratos calóricos, à base de molhos por receitas mais leves. As saladas ficam mais atraentes a partir de agora. Prefira peixe e frango em vez de carne vermelha. Omeletes são uma boa opção para substituir as carnes.
– Sucos podem ser incluídos no café da manhã e nos lanches.

5 - EQUINÓCIO
Neste domingo, quando a primavera começar nos países localizados abaixo da linha do Equador, às 17h44min, os dois hemisférios terrestres estarão recebendo a mesma quantidade de luz solar. Se por aqui o clima fica mais ameno, no hemisfério norte, será o início do outono. Dia e noite terão a mesma duração: 12 horas cada um.

-Por ZERO HORA

sábado, 21 de setembro de 2013

Uma boa receita para este domingo: Camarão com Legumes


Delicioso fruto do mar dessa vez acompanhado com Legumes.

Camarao-com-legumes ingredientes

  • 500 gramas de camarao
  • 1 cebola media picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cenoura media ralada em fatias grossa
  • 1 batata grande ralada em fatias grossa
  • 1/2 de pimentão picado em fatias
  • 5 colheres de azeite
  • 1/2 xícara de molho de tomate
  • 1 tablete de caldo para camarão
  • Coentro picado a gosto
  • Orégano a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

modo de preparo

Ferva o camarão em água e sal, limpe e reserve.
Cozinhe a cenoura e a batata em água e sal, reserve.
Em uma frigideira grande refogue cebola e o alho com o azeite, acrescente o orégano e o caldo de
camarão.
Acrescente o camarão, a batata e a cenoura, o pimentão, o molho de tomate.
Cozinhe em fogo médio por 5 minutos, acrescente o coentro, mexa tudo e sirva com arroz branco.

Jovem é espancado e enterrado vivo, mas acaba sendo socorrido

Vítima conseguiu sair do buraco e, agonizando, pediu ajuda.

- Por Portal BO

 

 
Populares conseguiram socorrer um jovem, na manhã deste sábado (21), após o mesmo ter sido enterrado vivo, em um morro, no loteamento Santa Cecília, no Pajuçara, na zona Norte de Natal. A vítima tinha sido espancada e enterrada viva, mas conseguiu sair do buraco e pedir ajuda.
A ocorrência foi registrada próximo ao Rio Doce, onde os populares visualizaram a vítima agonizando e pedindo por socorro. Com isso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou atendimento ao jovem.
Atordoado, a vítima se identificou como sendo Diego. Algumas pessoas que estiveram no local disseram que ele era conhecido pelo apelido de João da Mata. De acordo com a polícia, testemunhas relataram que quatro homens teriam arrastado o jovem até a área do morro e o enterrado, possivelmente acreditando que ele estava morto.
Diego foi bastante agredido, tendo hematomas por várias partes do corpo e um ferimento profundo na cabeça. Até o momento, nenhum suspeito do crime foi identificado. O jovem foi levado para o Hospital Santa Catarina e está internado em recuperação.

 


Robinson Faria: “Nunca fui sondado para deixar o PSD e ir para o PMDB”

- Por Robson Pires 

robinson TN
O presidente estadual do PSD, vice-governador Robinson Faria, negou na manhã desta sexta-feira que tenha sido sondado para filiar ao PMDB, conforme noticiado esta semana. Instado a falar sobre as especulações, o pré-candidato a governador pela oposição à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) disse que “o convite nunca existiu”. “A minha colocação é muito simples e objetiva: Nunca houve convite. Nunca houve sondagem, nem por Henrique, nem por Garibaldi, nem por Walter Alves”, disse Robinson. “Conversei com Garibaldi e Walter recentemente, mas esse assunto nunca foi tratado. Estive com Henrique há 30 dias, num jantar com mais trinta pessoas, e também este assunto nunca foi tratado”, afirmou ao Jornal de Hoje.
Especulações neste sentido surgiram nos bastidores da política estadual nesta semana. Em entrevista na última segunda-feira ao Jornal das Seis, da FM 96, Robinson foi instado a falar sobre essa possibilidade. Na oportunidade, entretanto, ele disse que para ter o apoio do PMDB à candidatura dele não precisaria necessariamente de mudar de partido. “Política se faz com confiança. O fato de estar filiado ao PMDB, não significa dizer que, se for eleito, será bom governador para o PMDB. O que vale é o cumprimento da palavra, a credibilidade e o comprometimento da pessoa. Não importa o seu partido”, disse.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Movimento Passe Livre promove passeata hoje

Ato dos estudantes intitulado "Pula Catraca" terá início às 17h no shopping Midway.

César Augusto / Nominuto
As redes sociais foram escolhidas novamente como espaço de divulgação dos estudantes de Natal na convocação para a passeata do Passe Livre. Nesta sexta-feira (20) o movimento promoverá um ato intitulado de "Pula Catraca" com programação durante todo o dia e passeata às 17h nos arredores do shopping Midway.
O tema deste ato será "Amanhã será maior - amanhecerá maior" com panfletagem sobre o Passe Livre para estudantes, desempregados e aposentados. As mudanças e melhorias no transporte público, como a unificação da tarifa e aumento das linhas de ônibus em circulação em Natal também serão lembrados. 
De acordo com a convocação nas redes sociais, o movimento começa pela manhã na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e segue com programação durante todo o dia e encerramento na Praça Vermelha, no bairro da Ribeira.  
Mais de 945 pessoas entre integrantes de movimentos como a "bicicletada" e estudantes da UFRN confirmaram participação.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Senado aprova apreensão de carro em vaga de idoso


Urgente: Senado aprova apreensão de carro em vaga de idoso
O Senado Federal aprovou na noite dessa quarta-feira, 18, um projeto de lei que prevê a apreensão de veículos estacionados indevidamente em vagas reservadas a idosos ou pessoas com deficiência física. Além disso, aumenta o valor da multa para a infração ao prever que seja considerada grave no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A proposta segue agora para a Câmara.


Atualmente, a multa é leve, de R$ 53,20, além de somar 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O projeto, que tramitava há 18 anos, destaca em sua justificativa que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “não obstante ter sido discutido por anos”, deixou lacunas em relação aos direitos de idosos e deficientes. “Segue em vigor a regra do ‘levar vantagem em tudo’, de vez que essas vagas em geral estão em local mais acessível, por motivos óbvios, o que aguça o sentimento de muitos que não nutrem qualquer respeito pelas regras de cidadania.”


Um levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em 2011, após um ano da adoção do Cartão do Idoso, mostrava que a cada hora três motoristas eram multados na capital somente por parar em áreas de Zona Azul reservadas para idosos. As desculpas dos infratores foram sempre as mesmas: pressa, falta de lugar na rua para deixar o carro, compromissos urgentes ou consultas de emergência. Pelo projeto aprovado ontem, a multa passa a ser de R$ 127,69, mais 5 pontos no prontuário da CNH.


Recursos. A proposta tramitava em conjunto com outras 23 e foi colocada em pauta considerando a Semana Nacional do Trânsito. O substitutivo do projeto, apresentado pelo ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA) e relatado no Senado pelo senador Aníbal Diniz (PT-AC), prevê ainda mais três alterações no código: revê a sinalização rodoviária indicativa de pronto-socorro, altera a lista de equipamentos de uso obrigatório em bicicletas e permite nova contagem do prazo para contestação de infração ou pagamento de multa, após atualização do endereço do motorista nos departamentos de trânsito.


De acordo com o substitutivo, passa a ser válida a notificação devolvida por desatualização de endereço, se o motorista não tiver comunicado a mudança dentro de 30 dias da devolução do documento. A proposta, porém, admite o reinício da contagem do prazo para apresentação de recurso ou pagamento de multa, caso a atualização de endereço aconteça dentro desse período.


No que se refere a bicicletas, o relator dispensou a exigência de campainha e espelho retrovisor como itens de uso obrigatório pelos ciclistas. Para ele, a exigência desses equipamentos encareceria o preço da bicicleta sem oferecer ganho de segurança nem para o ciclista nem para o trânsito em geral. “Além de desnecessária, a exigência estaria onerando o custo de aquisição dos veículos, sem ganho aparente de segurança para o trânsito em geral e para o usuário de bicicletas em particular.”


-Por Estadão

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Vereador Audy Acciole solicita operação tapa-buraco no Distrito de Redenção e informações sobre a folha de pagamento do FUNDEB.


O vereador Audy Acciole (PP), por meio de requerimento nº 168 aprovado na Câmara Municipal de Santo Antonio-RN, está solicitando uma operação tapa-buraco no Distrito de Redenção.

O vereador lembra que a reivindicação é dos próprios moradores, preocupados com os riscos de acidentes no local.
Em seu requerimento, Audy observa que na entrada principal do distrito tem muitos buracos que prejudicam por demais os veículos.

Outro requerimento do vereador Audy Acciole acatado pelo Plenário foi  o de nº 169 solicitando informações sobre a folha de pagamento do FUNDEB.

PSB decide entregar cargos que ocupa no governo federal

Líder do partido na Câmara também cobrou aos petistas que devolvam os cargos nos seis estados governados pela PSB no ES, AP, PB, PI, PE, CE.

Agencia Brasil, 
EDuardo-int-PO Partido Socialista Brasileiro (PSB) decidiu hoje (18) entregar todos os cargos no governo da presidenta Dilma Rousseff. O anúncio foi feito depois de uma reunião da Executiva Nacional do partido, em Brasília. Com exceção do governador do Ceará, Cid Gomes, que se absteve, por não concordar com a opção da sigla, todos os membros da executiva presentes votaram pela saída do PSB do governo. Cid Gomes deixou a reunião sem falar com a imprensa.
O presidente do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, evitou dizer que a decisão signifique um rompimento com a presidenta Dilma Rousseff, com quem ele vai se encontrar hoje no Palácio Planalto. Campos disse que vai comunicar a decisão do partido em “tom de muito respeito”. Segundo ele, o PSB tem pontos de divergência com o Planalto, que eram difíceis de ser explicitados, pelo fato de o partido servir ao governo. “Agora fica mais fácil fazer o debate sem nenhum tipo de constrangimento”, avaliou.
O líder do partido na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), disse que a partir de agora a posição do PSB no Congresso será de independência. “Nós não estaremos na Esplanada dos Ministérios, nós não vamos governar juntos, não teremos cargos no governo, mas as pautas que mereçam mérito terão o nosso apoio, não tenham dúvida nenhuma. Não somos governistas, governistas são aqueles que estão agarrados não em princípios, mas em interesses e, às vezes, no governo a vida toda. Nós não somos governistas, somos independentes”, explicou ressaltando que “divórcio é divórcio, amigável ou não”.
Albuquerque cobrou que, nos seis estados governados pela legenda (ES, AP, PB, PI, PE, CE), o PT devolva os cargos que ocupa. “Quem pede aqui tem que ser coerente lá na ponta. Seria no mínimo altivo, de algumas lideranças, que nos cobraram nacionalmente, agirem da mesma forma como nós estamos agindo no plano nacional, entregando seus cargos aos nossos governadores”, disse.

Celso de Mello dá voto de Minerva e mensaleiros terão 'novo julgamento'


O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor da aceitação dos embargos infringentes no processo do mensalão e eleva o placar da Corte a 6 votos a 5 em favor desse tipo de recurso, que pode beneficiar 12 dos 25 condenados na ação penal 470.
— Na linha do voto que proferi em 2 de agosto de 2012, ainda subexistem no ambito do STF, nas ações penais originárias, os embargos infrigentes — disse ele. — (O artigo 333 do Regimento Interino do Supremo) não sofreu, no ponto, derrogação tácita ou indireta pela lei 8.038, de 1990.
Em uma de suas primeiras falas, diante de um plenário praticamente lotado, Celso de Mello disse:
— Ninguém. Absolutamente ninguém pode ser privado (de seu direito de defesa) ainda que se revele antagônico o sentimento da coletividade.


O Globo

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Fábio Faria se reúne com prefeitos e lideranças políticas




Exiba 160913LagoaDanta.JPG na apresentação de slidesNesta segunda-feira (16), o deputado Fábio Faria se reuniu com os prefeitos de Lagoa Danta, João Paulo; Nísia Floresta, Camila Ferreira; e de Apodi, Flaviano Monteiro; além de vereadores e lideranças destes municípios e ainda de Barcelona, ex-prefeito Vavá, e Júlio César, ex-vereador de Ceará Mirim. Nos encontros, análise da conjuntura política atualmente e a destinação de emendas para obras e ações.

Com o ex-vereador Júlio César, o parlamentar tratou da duplicação da BR-406 no trecho que liga Natal à cidade de Ceará Mirim. "Vamos agendar uma audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, para apresentarmos esse projeto e sua importância, considerando que teremos naquela região o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e haverá grande demanda para o transporte de produtos e também de passageiros", explicou Fábio Faria.

Da reunião com o prefeito João Paulo, de Lagoa Danta, também participaram o vice-prefeito Ricardo André e o vereador Eriberto Moura. Acompanhando o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, os vereadores Chico de Marinete e Genivan Varela. O principal assunto foi a implantação de um novo campus da UERN no município, que já conta com emendas indicados pelo deputado federal Fábio Faria.

Robinson Faria pode se filiar ao PMDB e ser o nome para disputar o governo do RN



Robinson Faria pode se filiar ao PMDB e ser o nome para disputar o governo do RN

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), poderá retornar às origens partidárias, o PMDB, e disputar o governo do Estado pelo partido dos líderes Henrique Eduardo Alves e Garibaldi Alves Filho. Conversas neste sentido já acontecem e visam harmonizar os projetos tanto do PMDB, que rompeu com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e quer apoiar um candidato para o governo, quanto do vice-governador, que deseja ser este candidato.


O PMDB reafirmou ontem, durante reunião com prefeitos, vice-prefeitos e lideranças do partido, o afastamento político em relação ao governo Rosalba Ciarlini (DEM) e a necessidade de ter candidato próprio a governador. Apesar disso, o partido não definiu um nome para representar a legenda no pleito de 2014.


A dificuldade acontece porque as principais lideranças da sigla, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Walter Alves, descartam encarar a candidatura a governador no próximo ano.


Principal liderança eleitoral do PMDB, Garibaldi apelou durante o encontro de ontem para que “esquecessem” do nome dele enquanto candidato a governador. Walter Alves, por sua vez, anunciou o projeto de disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa. Já Henrique trabalharia com a hipótese de reeleição para a Câmara dos Deputados, com vistas a tentar se reeleger presidente da Casa.


Aos mais íntimos, Garibaldi tem revelado “preocupação” com a falta de candidatos no PMDB. Chegou a circular, entre peemedebistas, que o plano “A” do partido seria a candidatura de Henrique; o “B”, a de Walter Alves; o “C”, o apoio à candidatura do atual prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que é de outro partido, o PDT; e que, somente em último caso, Garibaldi assumiria uma candidatura, como plano “D” do PMDB.


A declaração de Garibaldi, ontem, pedindo para “esquecê-lo” como candidato, foi interpretada, contudo, como um claro sinal de que os planos do PMDB para a sucessão de 2014 foram exauridos sem sucesso. O próprio Carlos Eduardo teria refletido sobre os riscos de renunciar a Prefeitura de Natal e teria desistido da ideia de ser candidato, já que ele perderia a maior Prefeitura do Estado e poderia ter insucesso eleitoral na disputa pelo governo e ficaria sem mandato. Neste cenário, portanto, Robinson pode surgir como plano “E”, transplantado para plano “A” do PMDB.


FILIAÇÃO


Entretanto, para vir a ser o nome do PMDB ao governo do RN, Robinson precisaria vencer algumas etapas, entre elas, renunciar à presidência do PSD e assinar ficha de filiação ao PMDB, num ato em que o partido de Henrique, Garibaldi e Walter lançaria o nome de Robinson para governador. Tudo isso, porém, precisa necessariamente acontecer até o próximo dia 05 de outubro, data limite para os que vão disputar as eleições do próximo ano estarem filiados a uma legenda devidamente regularizada. Portanto, uma operação que precisa estar equacionada em 18 dias.


Caso decida se filiar novamente ao PMDB, Robinson retornará às suas origens políticas, haja vista ele ter iniciado na vida pública através da legenda do saudoso ministro Aluizio Alves. Graduado em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Robinson foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986, sendo reeleito por cinco vezes seguidas.


Foi presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte de 2003 a 2010. Nas eleições estaduais em 2010, elegeu-se vice-governador potiguar, na chapa encabeçada por Rosalba Ciarlini. Em 2011, anunciou rompimento com Rosalba e levou seu grupo político para a oposição ao governo.


CONVERSAS


Pelas conversas de bastidores, a possibilidade de Robinson ir para o PMDB não é novidade. Robinson já teria sido “sondado” sobre a possibilidade de se filiar ao PMDB. Na sexta-feira da semana passada, ele almoçou com o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB). Foi o primeiro encontro de Garibaldi com a oposição após o rompimento do PMDB com Rosalba Ciarlini. Participaram da conversa os deputados José Dias (PSD) e Walter Alves (PMDB).


Nesta segunda, no encontro do PMDB, o ministro Garibaldi pediu para que os peemedebistas o “esquecessem” enquanto candidato do PMDB a governador. O ministro disse ainda que, em 2014, o PMDB não poderá prescindir dos partidos da oposição para chegar ao poder. O próprio Garibaldi se prontificou a fazer a “ponte” entre o PMDB e os partidos da oposição, PSD, PSB, PC do B, PDT e PT.


As palavras do ministro foram interpretadas como um “sinal” de que o PMDB poderá não só dialogar, mas apoiar outras legendas que tenham candidato ao governo, como é o caso claro do PSD de Robinson Faria. E mais: as palavras do peemedebista apontam que haverá aliança entre essas legendas, com vistas ao lançamento de uma candidatura ao governo e ao Senado. A ausência de candidatos no PMDB, com a candidatura já nas ruas de Robinson Faria ao governo, poderia significar a harmonização dos projetos dessas duas legendas.


Faria: “Sinto-me muito honrado com essa sinalização”


O vice-governador Robinson Faria disse ontem, durante entrevista ao “Jornal das Seis”, da FM 96, que o que vale no político é o cumprimento da palavra, a credibilidade e o comprometimento, e não o partido. Ele se disse “honrado” com a sinalização de que o PMDB poderia lançá-lo a governador, em caso de ele se filiar ao partido, entretanto, acaba de formar o PSD no Estado. Robinson, porém, não descartou de todo esta possibilidade, podendo se concretizar havendo uma sinalização mais concreta por parte dos peemedebistas.


“Política se faz com confiança. O fato de estar filiado ao PMDB, não significa dizer que, se for eleito, será bom governador para o PMDB. O que vale é o cumprimento da palavra, a credibilidade, o comprometimento da pessoa. Não importa o seu partido. Se o PMDB tiver uma parceria com o meu partido, o PSD, é lógico que iremos reconhecer nessa parceria a importância que será fundamental do apoio do PMDB. A vida é feita disso, de credibilidade, de cumprir a palavra, de parceria. A legenda não significa o cumprimento da palavra”, disse o vice-governador, ao ser abordado sobre a possibilidade de se filiar ao PMDB.


Robinson se disse “muito honrado” com a sinalização. “Me sinto muito honrado com essa sinalização”, afirmou, deixando em aberto, mas sobretudo demonstrando surpresa com a proposta. Robinson comanda um partido importante no Estado, com 22 prefeitos, 19 vice-prefeitos e dezenas de vereadores. No entanto, a determinação de assumir o desafio de governar o Estado o faz pensar nas mais diversas possibilidades de aliança política.


“Eu acho que precisamos avançar no diálogo. O que é mais importante, estar filiado ao PMDB ou cumprir com o partido rigorosamente, como já fiz em toda a minha carreira política com quem foi meu parceiro? Será que há dúvida dos deputados do PMDB, que já estiveram comigo na Assembleia, do deputado Walter Alves, eles sabem do compromisso que tenho com a minha palavra? A filiação é apenas um ato simbólico, de estar no PMDB. Se vierem a apoiar meu nome para governador, qual diferença faz para cumprir e governar junto com o PMDB?”, questionou Robinson. A resposta a essas questões poderá tanto levar o PMDB a apoiar Robinson como candidato a governador pelo PSD, quanto levar Robinson a se filiar ao PMDB para ser o candidato do partido a governador.


Deputado Nélter Queiroz: “Não podemos descartar o apoio a Robinson Faria”


O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) disse hoje, em entrevista ao “Jornal da Cidade”, da FM 94, que o PMDB não pode descartar apoiar o vice-governador Robinson Faria (PSD) para o governo do Estado. Ele disse ser possível este apoio, mas que o PMDB também está lutando para ter candidato próprio. “É possível, acho que é possível tudo, nós não podemos descartar. Como é que eu posso vetar Robinson? Robinson poderá vetar também o PMDB. Eu acho que ninguém pode vetar ninguém. Claro que Robinson tem que lutar, e ele está lutando, para ser o candidato a governador, é o desejo dele e do seu partido. Nós do PMDB estamos lutando para o PMDB ter o seu candidato a governador e tudo é conversando”, avaliou Nélter.


Nelter disse que “tudo isso é possível acontecer”, mas defendeu que o PMDB, não indicando o candidato ao governo, aponte o candidato ao Senado. “O que não pode é o PMDB não indicar nem o senador, nem o candidato a governador”, afirmou. “Nós temos que, pelo menos, manter ou um senador ou um governador. Torcemos para que seja um governador do Estado. Robinson é um grande nome”, afirmou o deputado estadual.


Nélter destacou ainda que a definição do cenário nacional será importante para o fechamento dos palanques, o que será decisivo tanto para a definição do futuro político de lideranças como Wilma de Faria, quanto de Fátima Bezerra. Sobre o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), Nélter afirmou que acredita que o prefeito não quer ser candidato a governador. “Até porque ele está muito novo, fez uma bela administração, está voltando, recuperando Natal desse desgaste que passou. Eu acho que Carlos vai fazer a sua administração e com certeza no futuro ele deverá chegar ao governo do Estado ou a um cargo no Senado Federal”.


-Por Portal JH