quarta-feira, 9 de julho de 2014

Argentina e Alemanha é a final mais repetida na história das Copas


Com a vitória sobre a Holanda por 4 a 2 nos pênaltis nesta quarta (9), a Argentina reencontra uma velha conhecida na decisão do Mundial. É a terceira vez que a seleção sul-americana enfrenta a Alemanha na final de uma Copa.
Até aqui, o placar registra uma conquista para cada país. Por isso, o jogo do próximo domingo (13) no Maracanã funciona como um tira-teima para cada seleção.
O primeiro encontro em decisão foi no estádio Azteca, na Cidade do México. Diante de um Maradona inspirado, a Alemanha colocou Lothar Matthäus na sua cola. José Luis Brown colocou a Argentina na frente no primeiro tempo. Depois do intervalo, Jorge Valdano dobrou a vantagem.
Os alemães não desanimaram. Na base da garra, Karl-Heinz Rummenigge e Rudi Völler marcaram em um período de seis minutos. Entretanto, bastou um momento de descuida para Maradona decidir. Aos 38, ele lançou Jorge Burruchaga nas costas da zaga e o atacante fez o gol do segundo título da Argentina.

A REVANCHE

Quatro anos depois, o destino da Copa foi decidido novamente pelas duas equipes. Dessa vez, em Roma. A Argentina não tinha o mesmo brilho, mas ainda contava com Maradona. Foi a oportunidade que a Alemanha precisava para dar o troco.
Em um jogo tenso e mais brigado do que jogado, os sul-americanos tiveram dois atletas expulsos. A partida foi decidida apenas no fim, quando o árbitro marcou um pênalti polêmico. Andreas Brehme converteu e a Alemanha se igualou a Brasil e Itália como tri.

-Por FolhaPress